Imagem capa - GESTAÇÃO X DENTISTA -  SUAS DÚVIDAS ACABARAM ! por Patricia Frochlich de Carvalho
Gestante

GESTAÇÃO X DENTISTA - SUAS DÚVIDAS ACABARAM !


Olá, Mamães!

Patrícia por aqui, sou especializada em ensaios de gestante, bebês, família e ensaios femininos. 

Seguimos com nossas dicas valiosas para ajudar você a viver a maternidade de uma forma serena e tranquila ! 

Nossa amiga e parceira Drª Natalia Morales, responsável pela clínica Odontoliuzzi , escreveu um artigo esclarecedor para tirar dúvidas e deixar você mamãe muito mais tranquila.


Mamães e papais, vocês temem precisar do dentista durante a gestação ?

Durante a gravidez, a maioria das mulheres fica com receio do tratamento odontológico por terem o conceito errôneo de que os procedimentos podem trazer risco ao bebê .
Venho então trazer-lhes uma ótima notícia: a grávida pode e deve receber o atendimento odontológico. É importante que o profissional tome os cuidados necessários na posição da cadeira, tempo de atendimento e opte por fazer procedimentos emergenciais. Seu dentista saberá indicar o  medicamento certo e utilizar o anestésico indicado .

Deixar problemas instalados evoluírem, sim, podem trazer sérios danos à mamãe e ao bebê.




Mas e o que muda neste momento na saúde bucal, que leva essas mamães a precisarem de atendimento ?


O aumento de alguns hormônios, como o estrógeno e a progesterona, torna a gengiva suscetível às inflamações quando está sob presença de placa bacteriana, que são formadas pela alteração na dieta da grávida.
É comum ver as mamães comerem menos nas refeições, porém aumentarem as vezes com que se alimentam, além de incluir carboidratos em maior volume.

A gengivite, mencionada acima, e as cáries gestacionais são as vilãs diante desse cenário e responsáveis pela necessidade de tratamento odontológico neste período.



Devemos esclarecer também que os dentes não enfraquecem durante a gestação, pois o cálcio destinado ao bebê - que algumas pessoas acreditam vir do dente - vem também da dieta que a mãe ingere. O dos dentes se encontram na forma de cristais e, portanto, não estão disponíveis na corrente sanguínea .

Fica a dica: sempre buscar tratamento preventivo, ou seja, passar por uma consulta quando está fazendo o planejamento de engravidar e, além de adquirir esclarecimentos durante esse período, tratar sinais clínicos que, somados às alterações acima mencionadas, possam levar a grávida a situações emergenciais.

Se isso acontecer, não há problemas, fiquem tranquilos! Mas não esqueçam de seguir os cuidados adequados e tudo será resolvido!

Eu sou a Drª Natália Morales responsável pela clínica Odontoliuzzi.

"A gravidez é um pequeno começo de um grande amor que será eterno"

Muito amor e luz pra você!  Ser gestante é maravilhoso!

Siga sempre seu coração, ele te guiará pelo melhor caminho !

Beijos carinhosos e até a próxima! 

Patrícia Frochlich, fotógrafa especializada em ensaios de gestante, bebês, família e ensaios femininos.