25/09/2018 às 20:02 Casamento

Lista de Convidados - Tudo que você precisa saber !

563
3min de leitura

Homem do saco? Loira do banheiro? Manga com leite mata?

 Tudo lenda urbana, assim como: 20% dos convidados faltam , convida mais...

Sou GlauciaTeixeira, cerimonialista e meu verbo com todas as minhas lindas clientes é o sugerir. Afinal não há certo ou errado quando se trata do dia mais importante da sua vida. Mas sim, o que agradará ao seus coraçõeszinhos. Penso que os profissionais envolvidos no seu dia devem estar prontos para ajudar, ponderar, orientar, mas jamais dizer o que deve ou não deve se feito. A decisão final, sobre tudo, é sua e do seu amor! Então, se me permitem eis algumas sugestões sobre o tema: lista de convidados.

 Sabemos da dificuldade e preocupação com este item, afinal é um dos mais dispendiosos na organização do evento.

Toda casa de festas cobra o excedente, se pago no dia, um valor por convidado maior do que o contratado inicialmente.

Isto faz a lista de convidados parecer um tarefa herculiana!!

Não há receita infalível para solucionar esta questão. Mas organização e planejamento ajudam muitíssimo.

Sugestões:

O casal deve fazer sua lista de convidados separadamente. Depois, usar o velho contém e esta contido que aprendemos na escola ( e achamos que nunca utilizaríamos rs) para transformar as duas em uma única lista de convidados,  cortando duplicidades e acrescentando os nomes que não aprecem em ambas. Feito isso, vocês terão uma única, e grande, lista..

Agora é o momento de juntos, os noivos, analisarem um a um os nomes perguntando-se sempre: esta pessoa é imprescindível no nosso grande dia?

Lembrem-se que não há como escapar de alguns convites por educação, mas esta regra deve ser aplicada a menor quantidade possível.

Para analisar considerem a afetividade, os laços de amor que os unem a cada um deles. Não a proximidade física ou mesmo a presença constante, mas sim, a boa energia, a boa vibração, o coração de cada um .

Algumas pessoas, mesmo distante, sabemos, estão sempre à nossa disposição.... são amadas e queridas... pensem nisso.

Outras estão presentes, mas não despertam o mesmo sentimento em nossos corações...

Há ainda a questão dos benfeitores. Pessoas que ajudam muito na realização da festa. Quase sempre os pais, avós... é justo destinar 2, 4, 6 convites para que eles possam convidar quem lhes agrada.

Observando a lista, havendo dúvida, coloque o convidado em uma “fila de espera”.

Decidam se abrirão os convites para crianças. Sei o quão delicado é este tema...mas é de extrema importância para o bom andamento da sua festa. E vale lembrar que muitas casas de festas possuem limites para convidados menores. Falaremos sobre isso em outra oportunidade. Sei que é um assunto complexo e porque não polemico.

Nesta etapa sua lista de convidados deve estar finalizada. Reveja quantas vezes entender necessário até ter o máximo de certeza sobre ter feito as escolhas mais acertadas. Uma vez que a lista de convidados esteja pronta. Evite fazer novas análises. Guardada as devidas proporções é parecido com pesquisar muito ao decidir comprar algo e depois de comprar, continuar olhando vitrine... não costuma dar muito certo rsrsr

           Lista de convidados pronta ? Então vamos fazer os convites de casamento. Gastem o mínimo possível, só as mamães guardarão.

Programem-se para iniciar a entrega com 60 dias de antecedência. Isto lhes dará tempo para convidar outras pessoas no lugar das que declinarem, em tempo hábil.

Planejem a entrega cuidadosamente. Separem no calendário os dias destinados para esta tarefa. Definam quem entregará quais e peçam ajuda de alguém da família. O ideal é que em 10 dias estejam todos entregues. Ao entrega-los, olhem nos olhos dos convidados para obter o compromisso sincero de aceite.

Se o orçamento permitir, contratem um serviço de RSVP (Répondez S'il Vous Plaît), para confirmação ativa dos convidados. Esta ação informará listas de presentes, como chegar, pedirá pontualidade e monitorará os convidados em dúvida. E vocês, serão avisados, imediatamente, dos declínios para que possam realocar convidados da “lista de espera”.

No mais, não absorvam pressões externas. Troquem tudo com sua cerimonialista. Ela deve ser o ouvido exclusivo e disponível todo o tempo. Jamais agradarão a todos e neste dia tão especial, devem agradar-se, antes de tudo e aos seus benfeitores. 

Despeço-me desejando muita luz de calma e harmonia e agradecendo a querida fotógrafa Patrícia Frochlich .... pela oportunidade de participar do seu lindo blog !!!

Glaucia Teixeira - Cerimonialista

Para baixar um e-book gratuitamente sobre o passo a passo do planejamento do casamento CLIQUE AQUI

25 Set 2018

Lista de Convidados - Tudo que você precisa saber !

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento festa de casamento lista de convidados wedding

Quem viu também curtiu

28 de Fev de 2018

Vestido de Madrinha de Casamento: Dicas Incríveis

11 de Set de 2018

Vestido de Noiva Princesa

28 de Dez de 2018

6 principais erros que as noivas cometem ao contratar o Fotógrafo do Casamento